Apto Studio: entenda o que é e saiba mais sobre a tendência

Um apto Studio é uma tendência que chegou para ficar, sendo um dos empreendimentos mais procurados em cidades de grande porte.

Por ser uma das melhores opções para quem busca uma moradia de qualidade, em uma boa localização e por um preço acessível, esse modelo é ideal para quem deseja ficar próximo da movimentação dos centros urbanos.

Apartamento Studio
Apartamento Studio

Por isso, neste artigo, reunimos as principais informações sobre esses imóveis compactos, aconchegantes e modernos. Fique conosco e confira!

Afinal, o que é um apto Studio?

Com uma área útil que varia entre 20m² e 50m², a planta deste tipo de imóvel consiste em um dormitório, banheiro, área de serviço incorporada à cozinha que, por sua vez, está conectada com a sala de estar.
Por definição, os studios são apartamentos com uma metragem menor e cômodos integrados, geralmente localizados em pontos estratégicos das cidades, próximos a restaurantes, bares e outras áreas de lazer.

Como compensação pela sua metragem modesta, as áreas de lazer e de serviços do prédio costumam contar com uma infraestrutura completa e de qualidade.

Dentre as inúmeras possibilidades que a infraestrutura de um apto studio disponibiliza para os moradores, podemos citar:

  • piscina;
  • área de churrasqueira;
  • lavanderia;
  • salão de festas;
  • espaço pet.

Qual é o principal público do apto Studio?

Na maioria das vezes, esse modelo é muito procurado por quem passa a maior parte do dia fora de casa, o que diminui a necessidade de um espaço maior.

Além disso, a maioria dos aptos studio priorizam a localização, porque são projetados em locais que oferecem acesso a transporte público facilitado e ficam próximos a centros comerciais.

Inclusive, é comum que existam ciclovias nas redondezas dos condomínios desse tipo de apartamento, incentivando a prática de atividades físicas e facilitando a locomoção sustentável das pessoas.

Por esses motivos, os principais públicos do apto Studio são:

  • jovens entre 18 e 25 anos, estudantes ou que trabalham a maior parte do dia fora de casa e que priorizam o valor mais em conta e a localização do imóvel;
  • empresários que moram sozinhos e buscam um ambiente prático e moderno;
  • casais com um estilo de vida acelerado, sem filhos, que viajam com frequência e buscam um local confortável e sofisticado para morar;
  • investidores que estão cientes que esse tipo de apartamento está em alta e desejam aproveitar essa demanda de grande potencial para venda ou locação.

  • Por que virou tendência?Tudo começou em 2014, quando houve uma mudança no Plano Diretor da cidade de São Paulo que colaborou com o crescimento do mercado imobiliário ao redor dos pontos principais de transporte público.

    Desde então, esse tipo de apartamento virou uma nova tendência da construção civil e somente dentro do período de janeiro a julho de 2021, foram lançadas 12,8 mil novas unidades na capital paulista.

    Isso significa que os apto studio representaram aproximadamente um terço do total de lançamentos em 2021 e antes mesmo de chegarmos ao fim do primeiro semestre de 2022, 5.066 imóveis desta categoria foram lançados.

    Segundo pesquisa do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), nos últimos sete anos, somente entre os meses de janeiro e maio, esse tipo de empreendimento passou de 0,8% para 22% do total de lançamentos imobiliários realizados em São Paulo.

    Essa tendência ganhou força graças não só ao perfil de público que busca esses imóveis para morar ou investir, mas também devido às vantagens exclusivas, como:

    1. Praticidade e simplicidade: devido ao seu tamanho compacto, não é preciso dedicar muitos esforços para manter os ambiente organizados e a limpeza em dia;
      Localização privilegiada: como dito anteriormente, os condomínios de apto studio costumam estar localizados nas regiões centrais de grandes cidades, facilitando o acesso a diversos serviços e meios de transporte público;
      Arquitetura e decoração: com uma arquitetura atual e sofisticada, é possível encontrar studios de diferentes estilos e decorá-los de maneira com que fique aconchegante e convidativo;
      Economia: como o metro quadrado é um dos fatores mais impactantes no valor de um imóvel, a metragem dos studios possibilitam um investimento menor. Além disso, a conta de energia acaba sendo tão compacta quanto o apê, já que os moradores utilizam menos aparelhos eletrônicos, por exemplo;
      Infraestrutura completa: como dito anteriormente, com o objetivo de tornar a experiência dos moradores ainda mais incrível, a maioria dos condomínios conta com uma área comum de lazer e serviços totalmente desenvolvida e preparada para deslumbrar.

    DNA Paulistano: perfeito para você

    Enfim, após estabelecermos que o apto studio é a unificação de praticidade, conforto e sofisticação, chegou o momento de fazer as primeiras apresentações entre você, leitor (a), e o DNA Paulistano, novo empreendimento da SQuatro Incorporadora.

    Com opções de studios que vão de 22m² a 46m², contando ainda com plantas tipo duplex (46m² a 107m²) e de 1 a 2 dormitórios (46m² a 93m²), nosso residencial fica no bairro da Santa Cecília (SP), conhecido pela sua história — é um dos mais antigos da cidade — gastronomia e excelente localização.

    Com uma infraestrutura de lazer completa e mais de 10 opções de plantas, o DNA Paulistano pode ser o lar ideal para você que vive na correria, mas não abre mão de ter um cantinho moderno e cheio de personalidade para chamar de seu.

    Acesse em nosso site o DNA Paulistano e saiba mais sobre este empreendimento!

tags

Que tal compartilhar

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

Em destaque

Studios em SP

Studio, 1 ou 2 dorms / 22 a 107m²​